ecsbdefesa.com.br

HISTÓRIA MILITAR, DEFESA, ESTRATÉGIA, INTELIGÊNCIA e TECNOLOGIA

Sobre

        Expedito Carlos Stephani Bastos, formado em Eletrotécnica e Eletrônica e depois em Direito. É Pesquisador de Assuntos Militares; membro do Conselho de Curadores, na área de blindados e veículos militares do Museu Militar Conde de Linhares (Museu do Exército), Rio de Janeiro, RJ e integrante honorário do corpo docente do Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires, em Santa Maria, RS.

         Foi professor visitante de História Militar na Academia da Força Aérea em Pirassununga, SP, (1991-1993). Em 2003, foi condecorado com a Medalha Legião do Mérito do Engenheiro Militar, no grau Alta Distinção, pela Academia Brasileira de Engenharia Militar, de São Paulo.

          Responsável pelo portal UFJF/Defesa (https://www.ecsbdefesa.com.br) por 16 anos, de agosto de 2003 a dezembro de 2019, onde foram desenvolvidos temas voltados para história militar, defesa, estratégica, inteligência e tecnologia. Foi membro fundador do Centro de Pesquisas Estratégicas “Paulino Soares de Sousa”, da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde coordenou a área de tecnologia militar por 14 anos, de agosto de 2005 a dezembro de 2019, quando estes encerraram suas atividades em função de sua aposentadoria.

         Entretanto os trabalhos não se encerram e a partir de maio de 2020 criamos o ECSB/Defesa (https://ecsbdefesa.com.br), agora independente e que continuará a desenvolver boa parte dos trabalhos que já estavam sendo realizados com a experiência adquirida, principalmente na área de publicações de livros sobre Veículos Militares Brasileiros, blindados ou não das Forças Armadas e de Segurança, bem como manteremos a publicação de artigos das mais variadas matizes voltados para a área de Defesa e permaneceremos com o Resgate da Memória Tecnológica Brasileira, o que vem sendo realizado há mais de quatro décadas, tentando compreender e entender a grande complexidade de nossa capacidade nos seus erros e acertos voltados para o desenvolvimento de uma Indústria de Defesa Nacional.

        Convidamos a todos a visitarem este portal, acreditando que será um repositório de informações que muito contribuirá para o futuro, e estamos sempre abertos à colaboração de todos.