Descrição
Concebido, para dar mobilidade, à infantaria, que podia viajar em seu interior, protegidos, o M-113 se converteu em um autêntico “táxi para o campo de batalha”.
O mais famoso de sua categoria, possui características ímpares, como ser fácil de dirigir, de manutenir, econômico de se operar, e com uma política de venda muito ampla, através do FMS (Foreing Military Sales – Vendas Militares ao Estrangeiro), elaborada pelos Estados Unidos, a países considerados amigos, promoveu sua exportação a preços módicos, e em alguns casos, sem qualquer custo, pois muitos eram excedentes do Exército Americano.
Sua oferta na atualidade ainda é enorme, podendo ser adquirido também de diversos outros países, os quais possuem estoques de vários modelos, alguns oferecendo modernização, manutenção, peças de reposição, enfim uma cadeia logística confiável.
Muito atraente para países sem muitos recursos financeiros para investirem em um substituto, extremamente caro e complexo. Assim, o Exército e Marinha do Brasil, não fugiram a esta regra.