ecsbdefesa.com.br

HISTÓRIA MILITAR, DEFESA, ESTRATÉGIA, INTELIGÊNCIA e TECNOLOGIA

GUERRA NA EUROPA: UCRÂNIA 2022 – Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Rodas – A luta pela sobrevivência

          No 60º dia de uma guerra na Europa, com a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de Fevereiro do corrente ano, continuamos a nos impressionar com as perdas Russas em veículos blindados, onde abordaremos as perdas de Viaturas Blindadas Multitarefas Leve Sobre Rodas 4×4 (usamos aqui a nomenclatura empregada no Exército Brasileiro), superando em muitos casos a quantidade destes veículos no seio de diversos Exércitos no mundo.

          Dois são os veículos nesta categoria que estão sendo empregados pelas Forças Russas na invasão da Ucrânia, um é de projeto e produção russa e o outro italiano, aliás, o único blindado não russo empregado neste conflito. Trata-se dos modelos GAZ 2975 Tigre nos seus diversos modelos e do Iveco 65E19WM Lince (na nomenclatura ocidental trata-se do Iveco LMV Lince).

          Estes dois modelos de blindados leves estão sofrendo muitas baixas ao longo deste conflito, destruídos, danificados ou abandonados pelas forças russas, seja pelo uso incorreto, seja pela forma como os ucranianos os estão atacando empregando desde uma simples mina terrestre passando pelo uso de armas anticarro que vão deste um lança-rojão até um míssil, com resultados catastróficos para os veículos e suas tripulações.

          Até o momento foram registradas as perdas de 78 GAZ 2975 Tigre (41 destruídos, 31 capturados, 05 danificados e 01 abandonado) e 21 Iveco 65E19WM Lince (16 destruídos, 02 danificados e 01 abandonado e 02 capturados), conforme dados confirmados através de fotografias, pelo portal Oryx (https://www.oryxspioenkop.com).

error: Content is protected !!